sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

First;

O Saber Fazer. É assim mesmo, em iniciais maiúsculas, que ando me referindo. A cada dia que passa estou mais e mais convencinda de que as pessoas que sabem fazer coisas são encantadas. Entende, é aquela habilidade para costurar, cozinhar, desenhar, cantar, sapatear e até mesmo ouvir e aconsselhar... Onde aprenderam? Como acham tempo? De onde têm as idéias? Do que essa gente é feita, de agulhas, martelos, tinta e magia? Tudo o que eu não sei fazer, acho que merece ser valioso – moral e monetariamente. Já viu algum senhor muito habilidoso entalhar madeira? Merecia rios de dinheiro por aquilo. De um toco muito do besta, sai um ornamento todo torneado, esculpido, um... um troço lindo do inferno! Esse cheveirinho mesmo (vide fotografia), foi feito a mão por uma garota numa feirinha daquelas japonesas sabe? E acredite, não é tão fácil quanto parece, até tentei fazer um, bem mais simples claro, um coraçãozinho pra falar a verdade e cheguei a conclusão que meu "Saber Fazer" não é com costura, talvez com corte, enfim... Já pensei que, se não fui abençoada com dons para cantar, tocar qualquer instrumento ou praticar um mísero esporte sequer, talvez meu negócio sejam os trabalhos manuais. Não será natural, mas um esforço louco para superar as duas mãos esquerdas – e nada que milhares de aulas não resolvam também, oras. Qualquer Sabe Fazer vale a pena. Moças que saem do magistério costumam saber usar bem o lápis de cor, recortar com precisão e escrever com letra cursiva bem bonita. Já é um doce Sabe Fazer... as crianças, pelo menos, admiram loucamente! “Tia, você pinta a tartaruga sem deixar a cor sair da bordinha!”. Vi uma menina dizer isso para a professora – que seguramente ficou toda cheia de si por Saber Fazer alguma coisa. Pode ser um grafite colorido no muro da rua, uma torta de maçã cujo cheiro alastra pelo bairro, uma blusa de crochê com gola rolê. Uma meia recheada de espuma que vira boneco, uma pulseira só de botões, uma gaveta que seja. Saber Fazer é uma habilidade muito pessoal, mas que faz admirar a todo o mundo. Enfim, meu primeiro post, e espero que um dia que o meu "Saber Fazer" tenha meu reconhecimento... Por que sabe como é, nunca valorizamos o nosso, a grama o vizinho é e sempre será a mais verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário